Riscos das lentes de contato
→ Lentes de contato antigas ou que não se encaixam bem podem arranhar e lesionar olhos. Podem promover uma séria complicação que é quando vasos sanguíneos crescem sobre a córnea, uma condição perigosa que ameaça sua visão.
→ Colírios podem causar problemas nas lentes de contato. Sempre que necessitar usar uma medicação em forma de colírio sobre as lentes de contato, pergunte ao oftalmologista para que a integridade das lentes, a ação do colírio e a saúde ocular sejam preservadas… No entanto, você pode usar gotas umedecedoras ou gotas lubrificantes sem conservantes (nem todos os lubricantes, por possuírem conservante específicos, podem ser usados sobre as lentes).
→ Examine as lentes de contato antes de colocá-las no olho. Manchas ou materiais aderentes a lentes que não são removidos após a higienização, rasgos ou lascas da estrutura, lentes são condições que proíbem o usa lente examinada, devendo ser descartada.
→ Remova suas lentes de contato e chame seu oftalmologista imediatamente se seus olhos estiverem muito vermelhos, doloridos, lacrimejantes ou sensíveis à luz. Faça o mesmo se tiver visão embaçada ou notar secreção (exsudação ou pus) vinda do olho. Estes podem ser sintomas de problemas oculares graves.
Você deve limpar e desinfetar qualquer lente de contato que remover do olho antes de recolocar a lente. Existem muitos tipos de sistemas de limpeza. A escolha depende do tipo de lente que você usa, se você tem alergias ou se seus olhos tendem a formar depósitos de proteínas.
Pergunte ao seu oftalmologista que tipo de soluções de limpeza você deve usar.
Tome especial cuidado para limpar e armazenar suas lentes corretamente para evitar infecções oculares perigosas.
Aqui está o que você deveria fazer:
• Siga o cronograma fornecido pelo seu oftalmologista para usar e substituir suas lentes. Você não deve usar lentes de uso diário enquanto dorme.
• Siga o cronograma fornecido pelo seu oftalmologista para usar e substituir suas lentes. Você não deve usar lentes de uso diário enquanto dorme.
• Remova as lentes de contato antes de tomar banho, usar uma banheira de hidromassagem, nadar ou fazer qualquer coisa que a água entre em seus olhos.
• Antes de tocar nas lentes de contato, lave as mãos com água e sabão e seque-as com uma toalha sem fiapos.
• Nunca coloque contatos na boca para molhá-los. A saliva (cuspir) não é uma solução estéril.
• Não lave ou guarde os contatos na água (água da torneira ou esterilizada). Além disso, nunca use uma solução salina caseira.
• Não use soro fisiológico ou gotas de umedecimento para desinfetar suas lentes. Eles não são desinfetantes.
• Siga as instruções do seu médico e do fabricante da solução de limpeza de lentes para limpar e armazenar suas lentes.
• Independentemente do tipo de solução de limpeza de lentes que você compra, use um método de limpeza “esfregar e enxaguar”. Esfregue as lentes de contato com os dedos limpos e depois enxágue as lentes com solução antes de embebê-las. Use esse método mesmo se a solução que você estiver usando for do tipo “sem esfregar”.
• Use uma nova solução sempre que limpar e desinfetar suas lentes de contato. Nunca reutilize ou “complete” com a solução antiga. Além disso, não despeje a solução de lente de contato em um frasco diferente. A solução não será mais estéril.
• Verifique se a ponta do frasco da solução não toca em nenhuma superfície. Mantenha o frasco bem fechado quando não estiver em uso.
• Lave o estojo da lente de contato com uma solução estéril para lentes de contato (não água da torneira). Em seguida, deixe a caixa vazia ao ar livre.
• Mantenha o estojo da lente de contato limpo. Substitua a caixa pelo menos a cada 3 meses ou imediatamente se ela estiver rachada ou danificada.
• Se você guardar suas lentes durante um longo período, verifique as instruções da lente de contato ou as instruções da solução da lente para ver se você deve desinfetá-las novamente antes de usá-las. Nunca use suas lentes de contato se elas tiverem sido armazenadas por 30 dias ou mais sem precisar desinfetar novamente.
• As lentes de contato podem entortar com o tempo e sua córnea pode mudar de forma. Para garantir que suas lentes se encaixem corretamente e a prescrição seja adequada para você, consulte seu oftalmologista regularmente.