Lentes de contato

Para algumas pessoas as lentes de contato são utilizadas por razões estéticas, mas há casos em que as lentes oferecem visão melhor que a proporcionada pelos óculos (exemplo: pós transplante de córnea, ceratocone..).

As lentes de contato também podem ser usadas para modificar a cor dos olhos, com objetivo estético ou razões cosméticas, como por exemplo, em casos de doenças em que há opacidade de córnea e também são usadas com finalidade terapêutica no auxilio da condução de doenças ou quadros oftalmológicos (pós operatórios, pequenas perfurações…).

Independente da finalidade, TODAS as lentes de contato, alteram a fisiologia dos olhos e potencialmente podem causar complicações. O exame oftalmológico completo antes de começar a usar lentes e fundamental para autorização do uso com segurança além de avaliar a escolha certa do tipo de lente para cada paciente. Se engana muito e coloca a saúde ocular em risco que acredita que lente é o óculos em contato direto com o olho, usando os parâmetros da indicação das lentes dos óculos para a lente de contato.

Programação de atenção ao usuário de lentes:

1) Exame completo

Atualizar grau dos óculos e verificar qual será o grau da lente; aferir a curvatura da córnea para escolher a curvatura e diâmetro da lente, verificar as condições do olho e se há alguma doença ocular que impeça o uso das lentes e saber a necessidade de uso do paciente.

2) Testes com lentes específicas

Para aquele paciente, de acordo com as características oculares. No teste, avalia-se a interação das lentes com a córnea, com o propósito de buscar a melhor relação possível. Avaliam-se posição, mobilidade, troca de filme lacrimal, tipo e frequência do piscar e visão com as lentes.

3) Treino

O paciente deverá aprender a colocar, retirar e lavar as lentes de contato.Também receberá informações importantes sobre o cuidado das lentes.

4) Retorno para reavaliação

O retorno periódico é necessário para verificar dificuldades no manuseio, promover a educação do paciente e identificar possíveis alterações oculares.

Alerta aos usuários de lentes de contato: Fique sempre alerta para o que acontece com seus olhos. Se sentir algo diferente, como dor, sensação de areia ou cisco, olho vermelho, visão com pouca nitidez, procure seu oftalmologista!

Não espere para ver se o olho melhora sozinho!

Este site segue as determinações do Manual de Publicidade Médica e do Código de Ética Médica (Resolução CFM nº 1974/11). Se você observou algum item que não esteja de acordo com o Manual ou o Código de Ética, por favor, entre em contato para informar o problema.

Hospital de Olhos Piracicaba. Todos os direitos reservados.

Agende pelo WhatsApp

Olá, em que podemos ajudar?