Cuidados com as lentes de contatos

Riscos das lentes de contato

– Lentes de contato antigas ou que não se encaixam bem podem arranhar e lesionar olhos. Podem promover uma seria complicação que é quando vasos sanguíneos crescem sobre a córnea , uma condição perigosa que ameaça sua visão.
– Colírios podem causar problemas nas lentes de contato. Sempre que necessitar usar uma medicação em forma de colírio sobre as lentes de contato pergunte ao oftalmologista para que a integridade das lentes, a ação do colírio e a saúde ocular sejam preservadas.. No entanto, você pode usar gotas umedecedoras ou gotas lubrificantes sem conservantes ( nem todos os lubricantes, por possuírem conservante especificos podem ser usados sobre as lentes).
– Examine as lentes de contato antes de coloca-las no olho. Manchas ou materiais aderentes a lentes que não são removidos após a higienização, rasgos ou lascas da estrutura lentes são condições que proíbem o usa lente examaminada, devendo ser descartada.
– Remova suas lentes de contato e chame seu oftalmologista imediatamente se seus olhos estiverem muito vermelhos , doloridos , lacrimejantes ou sensíveis à luz . Faça o mesmo se tiver visão embaçada ou notar secreção (exsudação ou pus) vinda do olho. Estes podem ser sintomas de problemas oculares graves.

Cuide bem das suas lenes de contatos

Você deve limpar e desinfetar qualquer lente de contato que remover do olho antes de recolocar a lente. Existem muitos tipos de sistemas de limpeza. A escolha depende do tipo de lente que você usa, se você tem alergias ou se seus olhos tendem a formar depósitos de proteínas. Pergunte ao seu oftalmologista que tipo de soluções de limpeza você deve usar.
Tome especial cuidado para limpar e armazenar suas lentes corretamente para evitar infecções oculares perigosas .

Aqui está o que você deveria fazer:

  •  Siga o cronograma fornecido pelo seu oftalmologista para usar e substituir suas lentes. Você não deve  usar lentes de uso diário enquanto dorme.
  • Siga o cronograma fornecido pelo seu oftalmologista para usar e substituir suas lentes. Você não deve  usar lentes de uso diário enquanto dorme.
  • Remova as lentes de contato antes de tomar banho, usar uma banheira de hidromassagem, nadar ou fazer qualquer coisa que a água entre em seus olhos.
  • Antes de tocar nas lentes de contato, lave as mãos com água e sabão e seque-as com uma toalha sem fiapos.
  • Nunca coloque contatos na boca para molhá-los. A saliva (cuspir) não é uma solução estéril.
  • Não lave ou guarde os contatos na água (água da torneira ou esterilizada). Além disso, nunca use uma solução salina caseira.
  • Não use soro fisiológico ou gotas de umedecimento para desinfetar suas lentes. Eles não são desinfetantes.
  • Siga as instruções do seu médico e do fabricante da solução de limpeza de lentes para limpar e armazenar suas lentes.
  • Independentemente do tipo de solução de limpeza de lentes que você compra, use um método de limpeza “esfregar e enxaguar”. Esfregue as lentes de contato com os dedos limpos e depois enxágue as lentes com solução antes de embebê-las. Use esse método mesmo se a solução que você estiver usando for do tipo “sem esfregar”.
  • Use uma nova solução sempre que limpar e desinfetar suas lentes de contato. Nunca reutilize ou “complete” com a solução antiga. Além disso, não despeje a solução de lente de contato em um frasco diferente. A solução não será mais estéril.
  • Verifique se a ponta do frasco da solução não toca em nenhuma superfície. Mantenha o frasco bem fechado quando não estiver em uso.
  • Lave o estojo da lente de contato com uma solução estéril para lentes de contato (não água da torneira). Em seguida, deixe a caixa vazia ao ar livre.
  • Mantenha o estojo da lente de contato limpo. Substitua a caixa pelo menos a cada 3 meses ou imediatamente se ela estiver rachada ou danificada.
  • Se você guardar suas lentes durante um longo período de tempo, verifique as instruções da lente de contato ou as instruções da solução da lente para ver se você deve desinfetá-las novamente antes de usá-las. Nunca use suas lentes de contato se elas tiverem sido armazenadas por 30 dias ou mais sem precisar desinfetar novamente.
  • As lentes de contato podem entortar com o tempo e sua córnea pode mudar de forma. Para garantir que suas lentes se encaixem corretamente e a prescrição seja adequada para você, consulte seu oftalmologista regularmente.