Lentes Gelatinosas

Lentes gelatinosas

As lentes Gelatinosas são opções de correções ópticas muito usadas pelos pacientes.

Na presença da necessidade de correção da refração óptica e ausência de patologia ocular de superfície são indicadas com frequência para os pacientes como opção confortável para o uso no dia-a-dia ou eventual.

São confeccionadas em vários tipos de materiais, formatos e consistências, devendo ser indicada conforme a característica de cada caso.

Em relação ao tempo de uso tempos as lentes podem ser de descarte mensais mensal , uso prolongado e descarte diário:

Descartáveis mensais

As descartáveis mensais são as mais comumente indicadas para os pacientes, podem ser usadas diariamente por um período de um mês e depois são substituídos por um novo par. Seu uso ocorre durante todo o dia, ao paciente acordar pode colocar as lentes, usada por todo o dia e antes de dormir higieniza e armazena as lentes em estojo próprio. A maioria dos fabricantes desse tipo de lente, produz uma caixinha com 06 unidades cobrindo o período de 06 meses de uso para o uso em 01 olho. Esse tipo de lente é uma boa estrategia para pessoas que querem usar suas lentes 5 ou mais dias por semana.

Descartável diariamente

As lentes de contato descartáveis diárias, também conhecidas como uso diário, são projetadas para serem usadas por um dia e depois descartadas. Eles não requerem produtos adicionais, como solução para lentes de contato nem estojo próprio de armazenamento. Os cuidados para o seu uso consistem apenas em realizar a higiene das mão e atenção ao posiciona-la nos olhos. Assim as lentes de uso diário não necessitam de armazenamento e sempre uma lente nova e utilizada quando vai se fazer o uso.As lentes de contato descartáveis diárias, também conhecidas como uso diário, são projetadas para serem usadas por um dia e depois descartadas. Eles não requerem produtos adicionais, como solução para lentes de contato nem estojo próprio de armazenamento. Os cuidados para o seu uso consistem apenas em realizar a higiene das mão e atenção ao posiciona-la nos olhos. Assim as lentes de uso diário não necessitam de armazenamento e sempre uma lente nova e utilizada quando vai se fazer o uso.As diárias são ótimas para as seguintes pessoas:

 

  • Profissionais ocupados ou pessoas que não desejam se vincular a rotinas adicionais de limpeza e manutenção.
  • Pessoas que só querem usar lentes ocasionalmente. Especialmente útil para os entusiastas do esporte e eventos sociais ocasionais.
  • Pessoas que sofrem de alergias: devido à curta frequência de desgaste, há menos tempo para acumular sujeira e alérgenos na superfície e causar irritação.

Lente de contato uso anual

Este tipo de lente tem programação de uso para um ano, as lentes são bem personalizadas para cada caso com um material de maior resistência que com o uso correto possibilita o uso durante um ano. Tem a programação de ser colocada pela manhã e retirada a noite sendo proibido dormir com a lente. As vantagem deste tipo de estratégia é que a personalização de grau de formato da lente possibilita atender paciente com graus altos ou córnea uma irregulares que a lente convencional mensal ou diária não possuem grade de formato e grau disponível. A confecção da lente para programação do uso anual faz com que o material utilizado tenha uma resistência maior com diminuição na permeabilidade de oxigênio refletindo assim em uma limitação do conforto em relação as lentes de uso mensal. Outra desvantagem das lentes de uso anual é o desgaste do material ao longo do tempo de uso, tal desgaste varia entre os paciente influenciado pelos cuidados de higiene e armazenamento, caraterísticas anatomias dos olhos e composição do filme lacrimal, assim uma variação do conforto entre os primeiros dias da adaptação e depois de um ano de uso pode ocorrer. Como uma unidade da lente é usada durante o ano todo, perder um lente anual tem um custo muito alto pois outra lente deverá ser adaptada, diferente ocorre com as lentes de uso mensal onde uma caixa da lente vem com 06 unidades (na maioria das marcas) , a perda acidental de uma unidade pode prontamente ser substituída prontamente por uma outra unidade da caixinha das lentes.

Lentes de contato de Silicone Hidrogel

As Lentes de contato de Silicone Hidrogel tem no seu material o diferencial, são fabricadas a partir do hidrogel de silicone sque permite que até até cinco vezes mais permeabilidade de oxigênio para a superfície dos olhos do que uma lente macia tradicional. A lubrificação durante o uso e o cuidado de higiene e armazenamento com esse tipo de lente são fundamentais para que o seu papel de conforto seja alcançado.