A capsulotomia YAG Laser é um procedimento médico oftalmológico que visa tratar a opacificação da cápsula intraocular, fazendo uma “limpeza” da cápsula posterior da lente intraocular com segurança, eficácia e sem dor. Alguns meses – ou mesmo anos após a cirurgia da catarata – a cápsula da lente pode tornar-se opaca, e por consequência, piorar a acuidade visual. Em alguns casos a opacidade pode tornar-se muito densa e causar diminuição de visão considerável, semelhante à piora da visão quando presente a catarata original.
O Yag laser é indicado para a limpeza destas opacidades, no intuito de melhorar a visão. A opacificação da cápsula posterior é um evento comum entre os pacientes operados de catarata, e sua ocorrência não tem relação com a qualidade do procedimento cirúrgico ou com a lente usada no procedimento, podendo estar presente em qualquer paciente.
Normalmente esse procedimento é indicado uma única vez, e após a sua realização com sucesso, a visão retorna ao padrão que estava logo após a realização da cirurgia. Apesar de ser um procedimento seguro e eficaz no reestabelecimento da visão, apresenta raros risco ao ser realizada, mesmo de maneira totalmente correta. Casos de descolamento de retina são descritos na literatura como um evento raro dos casos submetidos a capsultomia por yag laser.
Orientações:
A duração do exame é de 05 minutos em média, mas como é necessário chegar antes para dilatar a pupila, estima-se que o tempo gasto dentro do Hospital de Olhos seja em torno de 1h. A dilatação e a dificuldade de reestabelecimento da visão promovida pelo preparo do colírio para dilatar a pupila pode durar até 8 horas. É comum após o procedimento, o paciente visualizar moscas volantes por um período. Esse tipo de queixa tem que ser acompanhado e relatado ao médico oftalmologista.
Após a realização, o uso de colírio anti-inflamatório será prescrito para o uso de alguns dias após o procedimento. Recomendamos ainda, comparecer ao local do exame acompanhado de outra pessoa e não dirigir após a realização do mesmo. Se o paciente usar lente de contato, deve retirá-las antes do exame.