Exame realizado no consultório médico, tendo a finalidade de avaliação do segmento posterior do olho e suas estruturas: retina, vítreo e nervo óptico.
CAMPO VISUAL (ou CAMPIMETRIA) – Exame com a finalidade de estudar a percepção visual central e periférica. (mantem o resto do texto) Saiba mais: (A campimetria é um exame ocular que estuda a percepção visual central e periférica. Quando o oftalmologista mede a visão de longe e de perto, ele está observando a percepção visual central. A percepção periférica no ser humano é em torno de 180 graus se tivermos a falar dos dois olhos, mas uma campimetria faz-se monocularmente – o que reduz para 160º – isto porque temos a base do nariz que não nos deixa perceber a 180º. Em muitas doenças esta visão espacial é reduzida, e a única maneira de detectar esta perda seria estudando o campo de visão. O campímetro computadorizado (por exemplo, campímetro Humphrey, fabricado pela alemã Carl Zeiss) é o equipamento “standard” utilizados em inúmeros artigos científicos, atestando a confiabilidade do mesmo. Este aparelho é que realizamos os exames no Hospital de Olhos Piracicaba. A campimetria é de grande importância para o diagnóstico e o acompanhamento de patologias oculares ou do sistema nervoso central. Patologias oculares como glaucoma, degenerações – inclusive as tóxicas (ex.: pela hidroxicloroquina), ou físicas (ex.: exposição a raios U.V.), ou como as distrofias de retina e maculares – têm a campimetria como um instrumento bastante útil e confiável. É também, utilizado nas patologias do sistema nervoso central, como nas compressões do quiasma óptico que produzem hemianopsias, ou de quaisquer outras regiões das chamadas ‘vias ópticas’, auxiliando o diagnóstico e acompanhamento pelo neurologista.)
BIOMETRIA ULTRASSÔNICA: …. SAIBA MAIS“ (A Biometria é o exame de visão capaz de medir o comprimento axial do globo ocular e de suas estruturas (câmara anterior, cristalino e cavidade vítrea). O aparelho emite no probe, ondas de som pelas estruturas oculares, com velocidades de transmissão pré-estabelecidas utilizadas nas ondas de ultrassom. Ocorre então monitorização do tempo em que as ondas demoram para percorrer as estruturas internas do olho, e através desses dados e da relação captada no exame, é possível estimar com precisão as dimensões das estruturas intraoculares, assim como o próprio comprimento total do olho. Existem dois modos de realizar o exame da biometria ultrassônica. Por contato: onde a sonda de ultrassom entra em contato diretamente na superfície ocular com a caneta do aparelho, encostando na córnea, e por imersão: onde um acessório com uma interface, como um “copinho“, é colocado como intermediário entre o olho do paciente e a sonda de ultrassom.
Outro tipo de biometria, e a biometria ótica por interferometria. É considerado hoje o exame mais acurado e “padrão ouro” para realizar o exame pré-operatório da cirurgia de catarata (IOL Master / Lenstar). Biometria é o principal exame oftalmológico para calcular o grau da lente intraocular implantada na cirurgia de catarata.