A topografia corneana ou topografia de córnea é um exame de oftalmologia que serve para analisar o relevo e curvatura da córnea em toda a sua superfície, ou seja, desde o centro até à sua periferia. Permite-nos criar um mapa de toda a superfície da córnea, mostrando eventuais irregularidades na espessura ou relevo e entendendo a sua curvatura. Também conhecida como ceratografia, sua análise é feita por software e de forma computorizada. Um computador recolhe as medições de posição e altura de vários pontos em toda a superfície da córnea, e efetua e constrói o mapa analítico do formato da superfície corneana. A topografia da córnea pode ser representada em forma de gráficos coloridos ou de formular analíticas para comparação com os achados da literatura para condições normais de referência. Para realizar o exame, o paciente posiciona a cabeça na frente do aparelho topográfico e fixa o olhar em um ponto de luz, permanecendo imóvel por alguns segundos até as imagens serem captadas.
Exame indolor e sem necessidade de preparo prévio com colírio.
Orientações: Paciente usuário de lente de contato deve suspender o uso antes da realização do exame. O não cumprimento dessa regra pode acarretar resultados com artefatos que comprometam o exame. Para pacientes usuários de lente de contato gelatinosas, recomenda-se a suspensão do uso das lentes por no mínimo 03 dias antes do exame. Para pacientes portadores de lentes rígidas (gás permeável, lentes esclerais), deve-se suspender o uso por no mínimo 05 dias antes do exame.
O exame é indolor e não há contato com os olhos do paciente. Necessita apenas a fixação imóvel por alguns segundos em um ponto de luz. Não requer a presença de acompanhante e após a sua realização a visão do paciente não fica alterada. Não requer o uso de colírio preparatório.